Conheça o CECISP – Centro Cineclubista de São Paulo


ONG BRASIL - Como nasceu o CECISP e qual área atua? Como é o dia a dia da organização?

Cacá Mendes - Em 2003, um dos nomes mais importantes do cineclubismo brasileiro, Diogo Gomes dos Santos, junto com outros cineclubistas históricos, iniciou um movimento de rearticulação dos cineclubes no Estado de São Paulo, cuja iniciativa coincidia com ações do Ministério da Cultura também neste sentido. Iniciativas que estimulavam o ressurgimento dos cineclubes a se organizar por todo o Brasil, como nos anos  de 1960/70/80.  Um movimento de cineclubes muito forte naqueles anos de luta e resistência ao regime militar. Depois, enfraquecido e desarticulado, tanto pelo advento do vídeo naqueles anos de 1980, como também por falta de políticas culturais de fomento e afins.  Daí, juntamente com esse movimento de rearticulação no início dos anos 2000, surge a Associação Centro Cineclubista de São Paulo – Cecisp, também com a missão de fomentar e estimular as atividades audiovisuais e e cineclubistas em todo o estado de São Paulo, contribuindo assim para a rearticulação do Movimento em nível nacional.

ONG BRASIL - Quais os principais projetos/ trabalhos desenvolvidos?

Cacá Mendes -  No dia a dia desenvolvemos uma série de projetos, colaborando com cineclubes de diversos locais para estimular e multiplicar suas atividades, lutando por políticas públicas para um cinema mais popular e acessível a todos as camadas da população.
- Seminário OLHAR SOBRE TELAS (Espaço Itaú de Cinema e Câmara Municipal de São Paulo – 2003); exibições e lançamentos, manutenção e criação do Cineclube Baixo Augusta (Rua Augusta – 2007/2011); Fóruns de cineclubes (Mococa, Votorantim – no interior paulista – 2007/2008). Além disso, Inauguramos o Cineclube Grajaú em 2008, uma sala de cinema MODELO, junto com a Subprefeitura de Capela do Socorro no Bairro Grajaú; e também criamos o Ponto de Cultura Audiovisualistas em 2007; e criação da Revistas Cineclube Brasil (www.cineclubebrasil.com.br).

ONG BRASIL - O que o CECISP trará para a ONG Brasil 2013? Haverá alguma novidade?

Cacá Mendes - Estaremos divulgando o trabalho da entidade e os últimos avanços em relação a políticas públicas de cineclube para a cidade de São Paulo; bem como a implementação de um cadastro de cineclubes interessados em se associar a entidade; exposição da nossa história, a partir de cartazes, fotos, impressos, vídeos importantes, ligados à história do Movimento Cineclubista.

ONG BRASIL -Para o CECISP, qual a importância da ONG Brasil como espaço de conexão entre poder público, organizações e empresas privadas para o setor?

Cacá Mendes - A abertura desse espaço colabora em muito para o crescimento e fortalecimento das entidades, troca e compartilhamento de ideias, gerando oportunidades aos seus pares,  e levando ao Poder Público manifestações diversas da sociedade organizada. O que fortalece o terceiro setor, contribuindo para a troca de experiências e aumento da rede de contatos.

ONG BRASIL – O CECISP tem programa de voluntariado? Se sim, como participar?

Cacá Mendes - Sim, toda a Diretoria e associados são voluntários e, caso tenham pessoas interessadas, podem entrar em contato conosco por e-mail: cineclubistas@yahoo.com.br

 

Entrevistado: Cacá Mendes – Vice Presidente CECISP