Entrevista exclusiva com Ivone Freitas – Presidente do Foto Clube Frame


ONG BRASIL - Como nasceu o Foto Clube Frame e qual área atua? Como é o dia a dia da organização?

Ivone Freitas - Formou-se após uma oficina de fotografia realizada na cidade, o grupo continuou se encontrando para fotografar, até que coloquei a ideia de criarmos o Foto Clube para que pudéssemos unir mais pessoas, oferecer oficinas e mais no segmento da fotografia e assim decidimos organizar nossas atividades. Nos reunimos mensalmente para discutir assuntos pertinentes, reunimos os associados em grupos de estudos para discutir técnicas fotográficas, como dirigir uma modelo, sobre equipamentos e edição de imagens. Temos parceria com a ETEC da cidade que disponibiliza o auditório para realização dos workshops, as salas de computador e usamos os espaços externos para estudar como fotografar modelos, que são pessoas que conhecem nosso trabalho e modela como permuta. Somos convidados à cobrir eventos na cidade e participar de outros projetos e para trabalhos particulares. Realizamos Exposição e amostras fotográficas dos associados em espaços expositivos diversificados.
Atualmente oferecemos um curso básico de fotografia que tem duração de 5 semanas e é realizado a ano todo.
Parcerias com Prefeitura São Vicente, ETEC São Vicente, Casa Martim Afonso, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Onfoccus Internet Service, Confederação Brasileira de Fotografia, Instituto Cultural Artístico e Literário do Brasil – ICAL, Representantes dos Museus da Baixada Santista (ligado ao Sisem) e associações locais.

ONG BRASIL - Quais os principais projetos/ trabalhos desenvolvidos?

Ivone Freitas

  • Iniciamos com o Projeto Cineclubismo.  São filmes que abrangem boa parte dos gêneros e movimentos cinematográficos, como clássicos do cinema mudo, épicos, musicais, nouvelle vague neorrealismo, expressionismo, cinema latino-americano e outras tendências cinematográficas, com programação até dezembro de 2012. Cada sessão será é exibido um filme diferente (ou um conjunto de filmes), após a exibição um convidado discutiria o filme com  a platéia. 
  • Circuitos Fotográficos são passeios a destinos selecionados pela sua beleza, segurança e localização, onde fotógrafos poderão conhecer a região, moradores locais e registrar imagens com tranquilidade.
  • Fotografar os 19 museus da Baixada Santista, com objetivo de divulga-los. Após fotografar todos os museus será realizado um exposição itinerante apresentando imagens de todos os museus da Orla.

ONG BRASIL - O que o Foto Clube Frame trará para a ONG Brasil 2013? Haverá alguma novidade?

Ivone Freitas - Como ano anterior montamos um estúdio fotográfico e que foi um sucesso, esse ano queremos montar um estúdio totalmente sustentável.

ONG BRASIL - Para o Foto Clube Frame, qual a importância da ONG Brasil como espaço de conexão entre poder público, organizações e empresas privadas para o setor?

Ivone Freitas - Essa oportunidade fortalece cada instituição, como o Frame dentro da cultura e arte se mostram promissoras para a atuação como empreendedores com foco social. Considerando essa possibilidade e vislumbrando uma nova área de trabalho, participaremos de oficinas, cursos e ou palestras oferecidas dentro da ONG Brasil, onde a cultura destaca-se como instrumento de qualidade e produtividade.

ONG BRASIL - O Foto Clube Frame tem programa de voluntariado? Se sim, como participar?

Ivone  Freitas - Não temos programa de voluntariado.