Instituto Beleza e Cidadania fala da importância de participar da ONG Brasil 2013.


ONG Brasil – Como nasceu o Instituto Beleza Cidadania? Como é o dia a dia da organização?

Instituto Beleza e Cidadania - O Instituto Beleza & Cidadania é resultado de dois visionários, cujo objetivo fundamental é melhorar a autoestima de homens e mulheres de baixa renda, preparando-os para serem geradores de seu próprio trabalho e renda. Dessa parceria entre Lara Dee – empreendedora e fellow de Ashoka, e o designer e empresário José Luiz de Paula Júnior, Beleza & Cidadania se destacou em São Paulo  e no Rio de Janeiro, com cursos de capacitação,  inicialmente ministrados em quadras de escolas de samba, que em 10 anos formaram mais de 39 mil empreendedores, dos quais, hoje, muitos deles têm seu próprio negócio que lhes propicia não só ascensão econômica e social, mas dignidade como cidadão, colocando em prática nosso slogan: Beleza é fundamental, cidadania é vital.

O dia a dia do Instituto Beleza & Cidadania é de busca incessante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que não têm oportunidades no mercado de trabalho formal, mas que querem desenvolver uma atividade para geração de renda.  Trabalhamos incansavelmente na busca de parcerias que gerem recursos para criação e manutenção dos cursos de capacitação e contamos com uma equipe coesa que mantém nosso objetivo aceso e viável, realizando ações relevantes com dedicação e competência.

ONG Brasil - Quais os principais projetos/ trabalhos desenvolvidos? 

Instituto Beleza e Cidadania -Destacam-se como os mais importantes projetos do Instituto Beleza & Cidadania, os cursos de capacitação na área da beleza: manicure, cabeleireiro masculino e feminino, entrelaçamento, depilação e maquiagem. Com o lançamento de nosso Portal Beleza & Cidadania, pretendemos atingir todas as regiões do Brasil com os cursos online e ainda expandir para os países da língua portuguesa, começando com uma parceria em Angola.

Desenvolvemos o Projeto Transvidro de reciclagem de garrafas de vidro para criação de joias e objetos de decoração, em parceria com o Projeto Curumim e ainda o Projeto Beleza Madura e Saudável, para idosos, com cursos, atividades e convivência diária.

Além dos projetos de capacitação nas áreas de beleza, arte em reciclagem, cursos e atividades para idosos, apoiamos outros projetos que desenvolvem ações de cidadania e geração de renda.

ONG Brasil -  O que o Instituto Beleza Cidadania trará para a ONG Brasil 2013? Haverá alguma novidade?

Instituto Beleza e Cidadania - Beleza & Cidadania levará sua proposta do Portal, que é uma plataforma de cursos de capacitação na web com o objetivo de atingir todas as regiões do país num só clique, levando cidadania e como mídia facilitadora para geração de renda. Pretendemos participar ativamente dos fóruns e seminários para troca de informações sobre responsabilidade social e como ações podem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

ONG Brasil - Para o Instituto Beleza Cidadania, qual a importância da ONG Brasil como espaço de conexão entre poder público, organizações e empresas privadas para o setor?

É um evento de suma importância para todos que participam direta e indiretamente de projetos de responsabilidade social, pela riqueza de informações que são apresentadas e pela conexão intersetorial, reunindo tantas vertentes.   Para nós, é uma participação catalisadora que irá fomentar novas ações e contatos para engrandecimento do Instituto Beleza & Cidadania.

ONG Brasil - O Instituto Beleza Cidadania tem programa de voluntariado? Se sim, como participar?

Instituto Beleza & Cidadania está aberto ao voluntariado.